GÊNEROS DISCURSIVOS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: UMA PROPOSTA PARA A ESCOLA PÚBLICA

Ana Amélia Calazans da Rosa, Edcléia Aparecida Basso, RevLet Revista Virtual de Letras

Resumo


O presente artigo é resultado da pesquisa que desenvolvemos como trabalho de conclusão do curso de Letras – licenciatura plena em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e respectivas literaturas. Embasados na teoria do círculo de Bakhtin (BAKHTIN 2003; BAKHTIN/VOLOCHINOV, 2004), discutimos a presença dos gêneros discursivos em sala de aula como objetos de ensino, a problemática de se ensinar Língua Estrangeira para adolescentes, e em seguida apresentamos a atividade com o gênero blog, por nós desenvolvida durante o período de regência compartilhada. Os sujeitos da pesquisa foram os adolescentes de uma oitava série (nono ano – com idade entre 14 e 15 anos) do Ensino Fundamental de um colégio público da cidade de Campo Mourão/PR e a professora-pesquisadora. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho social e interventivo.

Palavras-chave


Gêneros discursivos; Adolescentes; Língua Inglesa; Blog.

Texto completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .