GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: NOVAS PERSPECTIVAS

Marta Assis Borges

Resumo


O presente trabalho é resultado de investigações teóricas, observações realizadas em escolas da rede pública do ensino fundamental no município de Jataí, e é também fruto de experiências e observações da autora, como professora de Fundamentos e Metodologia de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Curso de Pedagogia desde 1986 (hum mil, novecentos e oitenta e seis). Este estudo tem como objetivo analisar questões pertinentes ao tema, e ao mesmo tempo apontar sugestões que venham contribuir para a compreensão do conhecimento da geometria, bem como relacioná-la com a Álgebra e Aritmética. A prática pedagógica presente nas aulas de Matemática é o professor com aulas expositivas apresentando atividades semelhantes com cálculos que devem ser repetidos pelos alunos e este com um papel passivo onde ele deve ouvir, anotar e resolver os exercícios, os quais são semelhantes aos que o professor utilizou para expor o conteúdo. Além disso, deve memorizar fórmulas e regras para as provas. Para o ensino de Geometria poucas aulas são reservadas, uma vez os professores priorizam o ensino da aritmética. A metodologia adotada foi a aplicação de questionários e entrevistas com vinte professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Quanto aos resultados, verificou que grande parte dos professores prioriza o ensino da Aritmética em detrimento da Geometria.


Palavras-chave


Educação Matemática; Ensino aprendizagem; Geometria e construção do conhecimento

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