O PAPEL DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA PIAGETIANA

Kellcia Rezende Souza, Thays Bernardes Marques, Lilian Rodrigues Ferreira Brait

Resumo


PROBLEMÁTICA/JUSTIFICATIVA:
Este trabalho constitui-se num estudo inicial que busca investigar questões concernentes aos jogos e brincadeiras e às suas correlações com o ensino-aprendizagem, através de uma abordagem construtivista piagetiana. A presente pesquisa é parte da discussão abordada na prática pedagógica do estágio em series iniciais do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de Jataí-Go. Assim considerando-se que esta pesquisa ainda se encontra em andamento, iremos fazer um recorte das reflexões realizadas até o momento, apresentando também os objetivos, a metodologia e algumas discussões prévias em torno da temática abordada.
A partir de nossas observações e prática pedagógica propiciada no estágio, percebemos grandes dificuldades, por parte do professor de Educação Física da turma em questão, na seleção de conteúdos de ensino em particular de jogos e brincadeiras na relação entre o ensino desses conteúdos com a determinação de objetivos e um referencial condizente com a abertura de possibilidades dos alunos de construir conhecimentos e elaborar novas formas de pensar e que fundamente o processo dinâmico e construtivo durante as aulas.
De acordo com Kunz (1999), é evidente a responsabilidade e consciência, por parte dos professores de Educação Física, quanto ao estabelecimento dos objetivos para o trabalho com essa disciplina e para a priorização de métodos de ensino visando contemplá-los. Entendemos que a ausência de um referencial metodológico mais eficaz, e a abrangência e falta de clareza quanto à determinação dos procedimentos de ensino adequados aos objetivos, prejudicam o andamento das aulas.
A partir destas reflexões surge a possibilidade de se renovar e ampliar o modo como uma gama contingente de professores de educação física vê e utiliza os jogos e brincadeiras, indo ao encontro de suas funções educativas que são de irrefutável valor.
Nosso estudo pretende adentrar na sistematização construtivista que tem como principal precursor Jean Piaget, nesta abordagem visa-se a explicação de como a inteligência humana se desenvolve partindo do princípio de que o desenvolvimento da inteligência é determinado pelas ações mútuas entre o indivíduo e o meio.
Na teoria construtivista piagetiana, o jogo e a brincadeira são vistos como um processo de construção que insere o sujeito no meio social através da adaptação e da interação com o meio, estes servem para a consolidação das habilidades aprendidas e serve como reflexo do nível de desenvolvimento cognitivo da criança e é no jogo e no brincar que ela aplica tudo que aprende.
Diante do exposto, acreditamos que a prática de ensino do professor de Educação Física ao trabalhar jogos e brincadeiras deve estar baseada e objetivada em condicionamento teóricos sistematizados, em nosso estudo apontamos a abordagem construtivista. Nesta abordagem o professor precisa levar em conta durante o ensino dos jogos e brincadeiras a equilibração, a abstração reflexiva, a aprendizagem significativa e a tomada de consciência das ações por parte dos alunos. (DUARTE, 2005).
OBJETIVO:
● Compreender e analisar a relação entre o processo de ensino-aprendizagem dos jogos e brincadeiras em uma perspectiva construtivista durantes as aulas de Educação Física para alunos de uma turma das séries iniciais do Ensino Fundamental.
METODOLOGIA:
Iremos aqui expor brevemente o caminho que iremos percorrer para desenvolver esta pesquisa, que será respaldada pela pesquisa qualitativa amparada em todo o processo pelos levantamentos bibliográficos.
A pesquisa de campo de nosso estudo será realizada com aproximadamente vinte e cinco alunos e o professor de uma turma de Educação Física das series iniciais do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de Jataí. Neste momento iniciaremos a fase de coleta de dados, que será norteada pela entrevista semi-estruturada com o professor. O trabalho de análise se iniciará com a coleta dos materiais, não sendo uma acumulação mecânica e cega. A análise de dados de nossa pesquisa acontecerá após a coleta de dados. Nesta etapa do trabalho, estaremos amparados com os dados encontrados na pesquisa de campo e com o referencial teórico, disponibilizado pela pesquisa bibliográfica. Ao fim do estudo proposto, obteremos as respostas para elucidar nosso problema.
RESULTADOS/CONCLUSÃO:
Por se tratar de uma pesquisa que esta em andamento, faz-se necessário divulgar que os resultados obtidos pela mesma só serão divulgados ao término do processo. Mas diante do exposto, esperamos com este trabalho contribuir para que os futuros professores, bem como aqueles em ação, possam refletir sobre como podemos trabalhar os jogos e brincadeiras nas aulas de educação física, possibilitando as crianças não o fazer por fazer, mas sim uma forma de desenvolver suas habilidades intelectuais, sociais, físicas, de forma prazerosa e participativa, respeitando suas fases de desenvolvimento, uma vez que como foi mostrado no decorrer do texto pelo amparo da teoria construtivista piagetiana os jogos e brincadeiras são de grande contribuição para o processo de ensino aprendizagem.
Contudo, para que a aprendizagem dos jogos e brincadeiras modifique as formas do pensamento dos alunos, entendemos ser necessário que o professor de Educação Física fundamente sua metodologia de ensino em uma teoria sistematizada que ofereça subsídios para tal, em nosso estudo abordamos a construtivista piagetiana, pois esta considera o ensino baseado na resolução de problemas como uma alternativa necessária quando se pretende propor situações as quais provocam conflitos cognitivos capazes de desequilibrar as estruturas do pensamento, de modo a favorecer a elaboração de outras, num nível acima das estruturas atuais, contribuindo assim de forma direta com o processo de desenvolvimento cognitivo e social dos alunos.

Palavras-chave


Construtivismo Piagetiano; Educação-Física e Jogos e Brincadeiras.

Texto completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .