Jogos e Brincadeiras no Ensino Fundamental

Flavia Ferreira Costa

Resumo


JOGOS E BRINCADEIRAS NO ENSINO FUNDAMENTAL COSTA, Flávia Ferreira. OLIVEIRA, Fernanda Rodrigues de. Acadêmicas do 8º período do curso de pedagogia, Campus Jataí/UFG. Palavras-chave: Jogos, Brincadeiras e Educação. Este trabalho de pesquisa teórico - prático abordará a problemática dos jogos na educação escolar no ensino fundamental. Portanto, os jogos pedagógicos oferecem condições para vivenciarmos inúmeras situações-problemas, é a partir do desenvolvimento de jogos livres e planejados que podemos possibilitar aos alunos experiências com a lógica, permitindo atividades que favorecem a socialização dos mesmos, estimulando assim reações cognitivas, afetivas, morais, corporais e lingüísticas. Como afirma Craidy e Kaercher (2001): Nos jogos de construção, a criança coloca em ação sua inteligência prática através de ordenações sobre os objetos. Tais jogos são responsáveis por inúmeras aquisições primordiais para o desenvolvimento motor e intelectual do individuo tais como a classificação, a seriação, o equilíbrio, as noções de quantidade, tamanho e peso, bem como a discriminação de formas e cores (CRAIDY e KAERCHER, 2001, p. 91). OBJETIVO GERAL: Utilizar os jogos e brincadeiras como instrumento para uma educação transformadora, que contribua para uma formação lúdica, motora, raciocínio lógico, corporal, gestual, para que, por meio de seu desenvolvimento possa desenvolver a autonomia moral do aluno. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Desenvolver a aprendizagem dos alunos de forma prazerosa; Desenvolver nos alunos o respeito e internalização da necessidade de regras e limites por meio dos nos mais diferentes tipos de jogos; Aperfeiçoar a linguagem oral e escrita dos alunos; Desenvolver a atenção, memória, criatividade, raciocínio lógico nos estudantes; Ampliar a capacidade de expressão dos alunos; Desafiar a imaginação do aluno a descobrir o prazer de pensar, imaginar, criar. Desenvolver a percepção espaço/temporal, dentre outros aspectos. DESENVOLVIMENTO METODOLOGICO: Faremos o desenvolvimento de nosso projeto de uma forma lúdica e prazerosa, para que os alunos participem positivamente das aulas, pois assim será bom para nós estagiárias e também para os alunos. Tentaremos despertar nos alunos o gosto pelos jogos infantis, conscientizá-los da importância dos jogos no desenvolvimento da criança até que esta chegue à fase adulta. Até porque nos deparamos o tempo todo em nosso cotidiano com os mais diferentes jogos. A seleção dos conteúdos será diante das necessidades e curiosidades da turma em questão, partindo sempre do mais simples para o mais complexo, levando sempre em consideração a realidade vivenciada pelos alunos. O professor que utiliza jogos em suas atividades joga com o inesperado, pois os jogadores (alunos) enfrentam desafios, testam limites, formulam hipóteses e solucionam problemas além de se depararem com regras a serem obedecidas e mesmo estabelecidas. Realizamos atividades individuais e em grupo, conscientizando os alunos que o trabalho em equipe é muito importante. Proporcionaremos aos alunos a aquisição de conhecimento de forma lúdica, pois ao brincar poderão de descobrir que a aquisição de conhecimentos pode e deve ser acompanhada também do prazer de descobrir coisas novas. RESULTADOS PARCIAIS: No decorrer do desenvolvimento deste projeto estamos percebendo que o trabalho com os jogos e brincadeiras é muito importante para a aprendizagem dos alunos em sua totalidade. Pois, este desenvolve muitas habilidades e capacidades necessárias para uma boa formação. O trabalho com o material de jogos em sala de aula é empregado para levantar dados para perceber a qualidade e o grau de conhecimento dos alunos, dando oportunidades para que os mesmos possam escolher seu próprio caminho. Entretanto, cabe a escola trabalhar da melhor forma seus alunos, levando em consideração as diferenças de cada um e trabalhar o respeito entre si e os colegas, assim o professor deve estar atento às necessidades de cada faixa etária. Assim, tudo pode ser percebido e desenvolvido com a ajuda dos jogos e dinâmicas em sala de aula. Todavia os espaços nas escolas nem sempre são favoráveis para tais atividades, entretanto o educador pode fazer algumas modificações no ambiente a fim de torná-lo mais aconchegante. CONCLUSÃO PARCIAL: Até o momento tivemos a possibilidade de vivenciar inúmeras situações significantes por meio do trabalho com os jogos e brincadeiras. Mas, em geral tivemos muitos resultados relativamente positivos, onde os alunos se envolveram de forma prazerosa com o desenvolvimento de nosso projeto. O que é extremamente gratificante para nós estagiárias. Assim, os jogos e brincadeiras vão tornando-se elementos essenciais na formação e desenvolvimento intelectual dos alunos. Portanto, levaremos para a turma atividades desafiadoras, inteligentes que despertem a curiosidade e interesse dos alunos, possibilitando-lhes, assim, o prazer de fazer novas descobertas pelo próprio esforço e por meio do brincar.

Palavras-chave


Jogos, Brincadeiras e Educaçao



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